A lista dos beneficiários do seu seguro de vida está atualizada?

3 ago 2020 Atualizado em 20 dez 2023

Já pensou pagar por um seguro de vida e seu beneficiário não receber a indenização no momento necessário? Essa situação é mais comum do que parece, porque muitos segurados se esquecem de atualizar os dados pessoais da apólice, particularmente a relação de quem receberá a indenização em virtude do falecimento do titular.

Como a cobertura paga em razão da morte natural ou por acidente não é considerada herança, os beneficiários do seguro não são, necessariamente, os herdeiros. “Em caso de falecimento, quem estiver listado no contrato é que receberá os recursos, independentemente de uma possível mudança de vontade”, esclarece a Gerente Executiva de Seguros da FHE POUPEX, Margareth Margato. “Sendo assim, é importante a atualização de nomes, o que garante que, em qualquer eventualidade, o capital segurado seja destinado à(s) pessoa(s) certa(s).”

Entre as principais ocorrências que podem causar transtornos, estão:

  • O cliente adere ao seguro ainda solteiro e indica o(a) namorado(a) como beneficiário(a). Posteriormente, se casa com outra pessoa, tem filhos e não altera a relação de quem receberá os recursos.
  • O titular não indica nomes, mas sim parentesco. Exemplo: inclui os termos “esposa” e “filhos”. Daí, quando da adesão se trata de uma pessoa (1ª esposa) e quando do falecimento é outra (2ª esposa).
  • O titular indica o cônjuge como beneficiário, se separa e se casa novamente e não faz a alteração de nomes.
  • O beneficiário indicado falece, e o nome não é substituído.

Na FHE POUPEX, os segurados do Fundo de Apoio à Moradia (FAM) ou FAM Família podem alterar o(s) nome(s) do(s) beneficiário(s) por meio de formulário
disponível no site da Instituição: https://bit.ly/FAM_ListaBeneficiarios.
 

Ao preenchê-lo, devem indicar o(s) nome(s)
e o(s) parentesco(s) do(s) novo(s) beneficiário(s) e os respectivos percentuais do valor do capital segurado. O documento
precisa ser assinado e entregue no Ponto de Atendimento mais próximo ou remetido
pelos Correios (o porte já está pago).

Últimas notícias

Loading...