Portfólio

10 de março de 2022

O Portfólio atende à FHE e sua gerida, a POUPEX; a denominação POUPEX presente nos Programas atende à diretriz de reforçar a “marca” junto ao mercado e aos clientes.

Cada Programa tem objetivos específicos que visam melhorar o desempenho dos resultados da Fundação:

1. Experiência

Apoiar a consolidação da cultura de centralidade no cliente, desenvolvendo ferramentas que garantam melhor experiência e comodidade aos usuários nos vários canais de contato.

2. Casa própria

Desenvolver ações para incrementar a construção e oferta de empreendimentos; revitalizar o processo de venda de imóveis retomados e buscar tecnologias para aprimorar o controle de obras.

3. Inova

Inovar o portfólio de produtos e serviços das instituições com foco nas necessidades e na experiência do cliente, assegurando a competitividade e a sustentabilidade dos negócios.

4. Estrutura

Estruturar as Instituições de modo a atender à estratégia estabelecida, os desafios do mercado e à modernização tecnológica.

5. Tecnologia

Promover a modernização tecnológica para potencializar o crescimento do negócio, tratar as informações como ativo estratégico, facilitar a experiência e a jornada do cliente e assegurar a competividade no mercado.

6. Valoriza

Atualizar e agregar as melhores práticas à gestão de pessoas.

Estrutura da FHE

10 de março de 2022

migrar do RG

Modelo de Negócios e Cadeia de Valor

10 de março de 2022

Modelo de Negócios da FHE


Gestão de Crédito Imobiliário

Macroprocesso

Descrição

Processar os pedidos de crédito imobiliário, analisando o perfil do solicitante e o risco de crédito. Após conceder o aporte financeiro e gerenciar os bens alienados, faz-se a transferência do bem ao final do contrato.

Insumos
  • Solicitação de crédito
  • Sistemas de suporte
  • Documentação produzida
Produtos

Crédito Imobiliário

Principais Parceiros / Fornecedores Externos

Banco do Brasil, SERASA, Forças Armadas, Caixa Econômica Federal, PROGNUM, CPS e Montreal

Principais Clientes

Beneficiários da FHE


Gestão de Crédito Pessoal

Macroprocesso

Descrição

Processar os pedidos de crédito, analisando o perfil do solicitante e o risco de crédito. Liberar recursos, administrar e renegociar contratos de empréstimos, quando for o caso.

Insumos
  • Solicitação de crédito
  • Sistemas de suporte
  • Documentação produzida
Produtos
  • Crédito Pessoal
  • Crédito de Bens Duráveis PRINCIPAIS PARCEIROS EXTERNOS
  • Forças Armadas, Banco do Brasil,
  • MAPFRE Seguradora e Serasa
Principais Parceiros Externos

Forças Armadas, Banco do Brasil, MAPFRE Seguradora e Serasa

Principais Clientes

Beneficiários da FHE


Gestão de Seguros e Saúde

Macroprocesso

Descrição

Processar o pagamento de indenizações (sinistro) e administrar as apólices contratadas e geridas pelos parceiros.

Insumos
  • Proposta de seguro
  • Sistemas de suporte
  • Documentação produzida
Produtos

Seguros

Principais Parceiros / Fornecedores Externos

Corretoras e Seguradoras

Principais Clientes

Beneficiários da FHE


Gestão de Consórcios

Macroprocesso

Descrição

Administrar, contemplar e cobrar cotas de consórcio.

Insumos
  • Contrato de cota de consórcio
  • Sistemas de suporte
  • Documentação produzida
Produtos

Cartas de crédito de consórcio

Principais Parceiros Externos

NEWCON Software, SERASA e Banco do Brasil S/A, Banco Central do Brasil / Sistema de Informações de Créditos /SCR

Principais Clientes

Beneficiários da FHE


Gestão de Empreendimentos Imobiliários

Macroprocesso

Descrição

Adquirir terrenos, coordenar projetos e construções, comercializar unidades residenciais oriundas dos empreendimentos.
A partir de estudos de viabilidade, receber terrenos remanejados, executar as obras de contrapartida para o Comando do Exército e construir novos empreendimentos.

Insumos
  • Aquisição de terrenos
  • Documentação produzida
  • Pesquisa de demanda de moradia
  • Estudos de viabilidade
Produtos

Empreendimentos habitacionais
Obras em contrapartida aos remanejamentos patrimoniais

Principais Parceiros Externos

Cartórios, Prefeituras, Exército, Empreiteiras, Construtoras e Arquitetos credenciados

Principais Clientes
  • Beneficiários da FHE
  • Exército

Gestão de Relacionamento com os Beneficiários e Gestão de Ouvidoria

Macroprocesso

Descrição

Prestar atendimento ao beneficiário, comercializando produtos, atualizando cadastros e prestando informações conforme solicitado.

Insumos
  • Sistemas de suporte
  • Solicitação do beneficiário
Produtos
  • Crédito Pessoal
  • Crédito de Bens Duráveis
  • Seguros
  • Consórcios
  • Crédito Imobiliário
  • Plano Odontológico
Principais Parceiros Externos

Marinha, Exército, Aeronáutica e Banco do Brasil

Principais Clientes
  • Beneficiários da FHE

Cadeia de Valor

Mecanismos (funções) da Governança Corporativa

Conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar o trabalho dos gestores.
Referencial Básico TCU

Macroprocesso de Negócio

Referem-se à essência da organização, caracterizados por sua atuação e estão diretamente relacionados à entrega de produto/serviço para o cliente. Principais características: respondem à missão da Instituição, contato direto com os clientes, representam as atividades essenciais da instituição.

MACROPROCESSOS ORGANIZACIONAIS MACROPROCESSOS DE SUPORTE
MediçãoVisão especializada
MonitoramentoGrande impacto nos Processos de negócio
ControleNão entregam valor diretamente ao cliente
Ajudam a garantir a eficiência e eficácia da organização e seus processos e não entregam valor diretamente ao clienteSustentam a realização de todos os processos

Cadeia de valor da FHE

Planejamento e Gestão

10 de março de 2022

a) Adoção de um novo modelo de Gestão Estratégica

Com base no diagnóstico, a Diretoria Colegiada emitiu 05 (cinco) grandes orientações estratégicas:

Modelo de Gestão Estratégica da FHE

A Experiência do Cliente é a indutora e orientadora da Estratégia.

  • O alcance dos Objetivos Estratégicos é apoiado pela execução/melhoria dos Processos de Trabalho e pelas entregas do Portfólio Institucional.
  • Os recursos são alocados por orçamentos específicos para cada tipo de iniciativa.
  • A integração é suportada por Informações Estratégicas.

b) Modificação do ciclo de execução do Planejamento Estratégico

Foi estabelecido um novo ciclo de execução do planejamento, com duração de 4 (quatro) anos, a fim de melhor conciliá-lo com o período máximo de exercício das funções da Diretoria Colegiada.

Novo Ciclo do Planejamento Estratégico 2020-2023

c) Adoção de um Propósito como um dos Direcionadores Estratégicos

d) Consideração de 06 (seis) vetores como orientadores do Planejamento

e) Direcionadores Estratégicos

Propósito da FHE

Contribuir para a construção de um futuro sólido para a Família Militar.

Missão da FHE

Promover e facilitar o acesso à casa própria e contribuir para a melhoria da qualidade de vida de seus Beneficiários.

Visão da FHE

Ser a Instituição preferencial dos seus Beneficiários para a aquisição da casa própria e referência para as Forças Armadas em confiabilidade, solidez e transparência.

Negócio da FHE

Casa Própria.

Valores
  • Competência.
  • Confiabilidade.
  • Ética.
  • Profissionalismo.
  • Transparência.
  • Valorização do ser humano.

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