07/10/2016
Documentos para apresentação em caso de sinistro
A-    A    A+
 
DOCUMENTAÇÃO
Para a regulação e liquidação do sinistro será necessária a apresentação dos documentos indicados nas Condições Gerais do Seguro e nas Condições Especiais de cada Garantia contratada.

  + MORTE (Morte Natural), DESPESAS COM INVENTÁRIO e AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO

  • Cópia da Certidão de Óbito do Segurado;
  • Formulário "Comunicação de Sinistro por Morte", com informações gerais sobre o evento, e informações do médico assistente com todos os campos preenchidos e assinado pelo Beneficiário e pelo médico Assistente;
  • Cópias do Registro Geral (RG) ou do Registro Nacional para Estrangeiros (RNE), do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência* do Segurado e de cada Beneficiário. Na falta de RG e CPF, cópia da Certidão de Nascimento, para menor de idade;
  • Formulário de "Registro de Informações Cadastrais e Autorização de Pagamento de Sinistro", preenchido e assinado por cada um do(s) Beneficiário(s).

    NOTA: para AUXILIO ALIMENTAÇÃO e DESPESAS DE INVENTARIO, em caso de morte acidental, apresentar além dos documentos acima indicados:
    • Cópia do Boletim de Ocorrência;
    • Cópia do Laudo Necroscópico do Instituto Médico Legal (IML);
    • Cópia do laudo toxicológico e de dosagem alcoólica; caso não tenha sido realizado, apresentar declaração do órgão competente;
    • Cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em caso de acidente de trânsito e se o Segurado for condutor de veículo;
    • Cópia do Laudo da perícia técnica realizada no local (se houver).

  + MORTE ACIDENTAL e MORTE ACIDENTAL - ARMA DE FOGO

  • Cópia da Certidão de Óbito do Segurado;
  • Formulário "Comunicação de Sinistro por Morte", com informações gerais sobre o evento, e informações do médico assistente com todos os campos preenchidos e assinado pelo Beneficiário e pelo médico Assistente;
  • Cópia do Boletim de Ocorrência Policial (BO);
  • Cópia do Laudo Necroscópico do Instituto Médico Legal (IML);
  • Cópia da CNH, em caso de acidente de trânsito e se o Segurado for condutor de veículo;
  • Laudo Toxicológico e de dosagem alcoólica, caso não tenha sido realizado, apresentar declaração do órgão competente;
  • Cópia do Laudo da perícia técnica realizada no local (se houver);
  • Cópias do RG ou do RNE, do CPF e comprovante de residência* do Segurado e de cada Beneficiário. Na falta de RG e CPF, cópia da Certidão de Nascimento, para menor de idade;
  • Formulário de "Registro de Informações Cadastrais e Autorização de Pagamento de Sinistro", preenchido e assinado por cada um do(s) Beneficiário(s).

    Observação: caso o segurado não tenha designado beneficiário(s) na Proposta de Adesão ou na falta de um dos beneficiários indicados, deverá ser apresentada "Declaração de Únicos Herdeiros Legais", preenchida e assinada pelo(s) familiares consanguíneos, com duas testemunhas devidamente qualificadas, com reconhecimento de firma, informando quem são os únicos herdeiros legais do Segurado, bem como se casado, também apresentar a Certidão de Casamento Atualizada, emitida após o óbito ou comprovação da união estável por ocasião do sinistro.

  + MORTE DE CÔNJUGE

  • Cópia da Certidão de Óbito do Cônjuge/Companheiro (a);
  • Cópia da Certidão de Casamento do Segurado, atualizada ou de comprovação da união estável por ocasião do sinistro;
  • Formulário "Comunicação de Sinistro por Morte", com informações gerais sobre o evento, e informações do médico assistente com todos os campos preenchidos e assinado pelo Segurado/Beneficiário e pelo médico Assistente;
  • Cópias do RG ou do RNE, do CPF e comprovante de residência* do Cônjuge/Companheiro (a) e do Segurado;
  • Cópia do BO, se houver;
  • Cópia do Laudo Necroscópico do IML, se realizado;
  • Cópia do Laudo da perícia técnica realizada no local (se houver);
  • Cópia da CNH, em caso de acidente de trânsito e se o Segurado for condutor de veículo;
  • Laudo Toxicológico e de dosagem alcoólica, caso não tenha sido realizado, apresentar declaração do órgão competente;
  • Formulário de "Registro de Informações Cadastrais e Autorização de Pagamento de Sinistro", preenchido e assinado pelo Segurado.

  + INVALIDEZ PERMANENTE PARCIAL OU TOTAL POR ACIDENTE (IPA)

  • Relatório médico (Formulário - Aviso de Alta Médica) contendo diagnóstico, tratamento aplicado, alta definitiva e as sequelas definitivas, discriminadas em grau percentual;
  • Cópias do RG ou do RNE, do CPF e comprovante de residência* do Segurado;
  • Cópia do BO;
  • Cópia do Laudo da perícia técnica realizada no local (se houver);
  • Cópia da CNH do Segurado, em caso de acidente de trânsito e se o segurado era condutor do veículo;
  • Laudo Toxicológico e de dosagem alcoólica, caso não tenha sido realizado, apresentar declaração do órgão competente;
  • Exames médicos e radiografias, se houver;
  • Formulário de "Registro de Informações Cadastrais e Autorização de Pagamento de Sinistro", preenchido e assinado pelo Segurado;
  • No caso se Segurado assistido ou representado, documento que comprove a condição de representante legal do solicitante;

  + INVALIDEZ FUNCIONAL PERMANENTE E TOTAL POR DOENÇA (IFPD)

  • Relatório do médico-assistente do segurado (Declaração de Invalidez Funcional Permanente por Doença) indicando o início da doença, qualificado pela data em que esta tiver sido oficialmente diagnosticada; e detalhando o quadro clínico incapacitante irreversível decorrente de disfunções e/ou insuficiências permanentes em algum sistema orgânico ou segmento corporal que ocasione e justifique a inviabilidade do pleno exercício das relações autonômicas do segurado;
  • Documentos médicos que tenham embasado o diagnóstico inicial (comprobatórios do início da doença), incluindo laudos e resultados de exames, e que confirmem a evolução do quadro clínico incapacitante irreversível, nas condições previstas no Relatório Médico;
  • Exames e relatórios médicos que confirmem a ocorrência de Evento Coberto;
  • Cópia do RG ou do RNE, do CPF e do comprovante de residência* do Segurado;
  • Formulário de "Registro de Informações Cadastrais e Autorização de Pagamento de Sinistro", preenchido e assinado pelo Segurado;
  • No caso se Segurado assistido ou representado, documento que comprove a condição de representante legal do solicitante.

  + DOENÇAS GRAVES

  • Formulário "Doenças Graves e Diagnóstico de Câncer" com informações gerais, todos os campos preenchidos e assinado pelo Médico Assistente;
  • Relatório do médico assistente, informando o diagnóstico, data da caracterização da doença grave prevista nas condições gerais, tratamento utilizado e reconhecimento do estado da doença grave do segurado(a), com firma reconhecida (anexo);
  • Exames e laudos médicos que confirmem a doença grave;
  • Cópias do RG ou do RNE, do CPF e comprovante de residência* do Segurado;
  • Formulário de "Registro de Informações Cadastrais e Autorização de Pagamento de Sinistro", preenchido e assinado pelo Segurado ou, no caso de Segurado assistido ou representado, pelo seu representante legal;
  • No caso se Segurado assistido ou representado, documento que comprove a condição de representante legal do solicitante.
  • Para Diagnóstico de Carcinoma ou Câncer:
    • Laudo de diagnóstico da doença elaborado por médico habilitado em oncologia;
    • Laudo de exames citológicos e histológicos conclusivos (apropriados para cada caso).
  • Para Diagnóstico de Infarto Agudo do Miocárdio:
    • Laudo de diagnóstico da doença elaborado por médico habilitado em cardiologia demonstrado por, pelo menos, 2 (dois) dos seguintes sintomas ou sinais: histórico da dor precordial típica, alteração eletrocardiográfica, alterações das enzimas cardíacas, ou outros exames complementares aplicáveis ao caso.
  • Para Acidente Vascular Cerebral (também comumente chamado de Derrame):
    • Laudo de diagnóstico da doença elaborado por médico habilitado em neurologia ou neurocirurgia;
    • Exames complementares tomografia computadorizada, ressonância magnética e exame de fluido cerebrospinal.
  • Para Transplante de Órgãos:
    • Laudo de diagnóstico e exames complementares apropriados para cada caso, com recomendação feita, pelo menos, por 2 (dois) médicos habilitados na especialidade da patologia em questão.

  + DIAGNÓSTICO DE CÂNCER

  • Formulário "Doenças Graves e Diagnóstico de Câncer" com informações gerais, todos os campos preenchidos e assinado pelo Médico Assistente;
  • Relatório do Médico Assistente, informando o diagnóstico de Câncer do Segurado;
  • Laudo de diagnóstico da doença elaborado por médico habilitado em oncologia;
  • Laudo de exames citológicos e histológicos conclusivos (apropriados para cada caso);
  • Cópias do RG ou do RNE, do CPF e comprovante de residência* do Segurado;
  • Formulário de "Registro de Informações Cadastrais e Autorização de Pagamento de Sinistro", preenchido e assinado pelo Segurado ou, no caso de Segurado assistido ou representado, pelo seu representante legal;
  • No caso se Segurado assistido ou representado, documento que comprove a condição de representante legal do solicitante.

  + MORTE DE FILHO

  • Formulário "Comunicação de Sinistro por Morte", com informações gerais sobre o evento, e informações do médico assistente com todos os campos preenchidos e assinado pelo Segurado/Beneficiário e pelo médico Assistente;
  • Cópia da Certidão de Óbito do Filho;
  • Cópias da Certidão de Nascimento, ou do RG ou do RNE, do CPF e comprovante de residência* do Filho;
  • Cópias do RG ou do RNE, do CPF e do comprovante de residência* do Segurado;
  • Cópia do BO, se houver;
  • Cópia do Laudo Necroscópico do IML, se realizado;
  • Cópia do Laudo da perícia técnica realizada no local (se houver);
  • Cópia da CNH, em caso de acidente de trânsito e se o Segurado for condutor de veículo;
  • Laudo Toxicológico e de dosagem alcoólica, caso não tenha sido realizado, apresentar declaração do órgão competente;
  • Formulário de "Registro de Informações Cadastrais e Autorização de Pagamento de Sinistro", preenchido e assinado pelo Segurado.

  + DECESSOS - REEMBOLSO

  • Cópia da Certidão de Óbito;
  • Cópias do RG ou do RNE, do CPF e do comprovante de residência* do Segurado;
  • Notas fiscais originais ou cópia autenticada em Cartório das despesas com o funeral;
  • Cópias do RG ou do RNE, do CPF e do comprovante de residência* do(s) responsável (is) pelo pagamento das despesas com o funeral;
  • Cópia da Certidão de Casamento atualizada ou declaração de união estável (pública ou particular, com firma reconhecida e na presença de duas testemunhas), em caso de Sinistro do cônjuge/companheiro (a);
  • Cópia da Certidão de Nascimento, em caso de sinistro dos Filhos;
  • Formulário de "Registro de Informações Cadastrais e Autorização de Pagamento de Sinistro", preenchido e assinado pelo responsável pelo pagamento das despesas com o funeral.

    Observação: a Nota Fiscal deverá conter o nome de quem efetuou as despesas com o funeral, o nome do falecido, os itens do funeral discriminados no histórico da Nota com os seus respectivos valores.
 
* São válidos como comprovante de residência conta de consumo recente CONTAS DE ÁGUA, LUZ, GÁS, TELEFONE FIXO ou CELULAR, IPTU, CLRV veicular, COMPROVANTES BANCÁRIOS, COMPROVANTES DE CARTÃO DE CRÉDITO, CONTRATOS DE ALUGUEL. Na hipótese do beneficiário/sinistrado não possuir um desses comprovantes em seu nome, deverá ser apresentada declaração endossada pelo titular da conta (de consumo), com assinaturas reconhecidas em cartório, registrando que reside em mesmo endereço. Se o titular da conta (de consumo) for falecido, o beneficiário deverá apresentar declaração afirmando residir no mesmo endereço que o titular morava. O documento deverá estar devidamente assinado, inclusive, por mais duas testemunhas (com firma reconhecida em cartório).
 
OBSERVAÇÕES
  • Nos casos de apresentação de declaração, essas deverão estar acompanhadas das contas de consumo; e
  • Para subsidiar e instruir a análise de processo de sinistro, a Seguradora poderá solicitar, a seu critério e a qualquer tempo, documentos e esclarecimentos complementares, reiniciando-se a contagem de prazo de resposta da Seguradora.