Voltar

Seguro viagem: proteção e tranquilidade

Diversos países da Europa e alguns das Américas exigem dos turistas a contratação do seguro viagem com o intuito de respaldá-los na ocorrência de acidentes ou problemas de saúde. “Esse tipo de proteção tranquiliza o viajante, que pode passear sem se preocupar com imprevistos, pois conta com assistência médica e hospitalar, entre outros serviços”, afirma a Gerente de Seguros da Fundação Habitacional do Exército (FHE), Margareth Margato.

Quem já tem viagem programada pode contar com o seguro oferecido pela FHE, que abrange destinos nacionais e internacionais. Entre as principais coberturas, estão: seguro de vida por morte acidental ou invalidez permanente; assistências médica, odontológica, farmacêutica e jurídica; gastos por atraso ou cancelamento de voo; e extravio de bagagem. Há ainda descontos especiais para grupos. A contratação pode ser feita pelo 0800 61 3040 ou pelo 0800 61 3131.

Confira, abaixo, os esclarecimentos para as principais dúvidas sobre esse tipo de seguro.

Por que devo fazer um seguro viagem?
Acidentes e doenças podem acometer qualquer viajante, independentemente da experiência. Se o problema for grave, o custo do tratamento no exterior pode ser bem caro, afinal, na maioria dos países, não há atendimento gratuito para estrangeiros na rede de saúde. Sem a proteção, será necessário pagar por consultas médicas, remédio e, em casos mais graves, transporte de ambulância e internação. O seguro vale também para outros tipos de serviços, como extravio de bagagem, remarcação de passagem, assistência jurídica e até repatriação do corpo em caso de morte.

Por quanto tempo devo contratar o seguro?
O viajante deve contratar o seguro, no mínimo, no mesmo tempo de duração da viagem. Em casos de atrasos de companhias aéreas, o segurado terá o fim da vigência do seguro prorrogado até a data em que for possível o seu retorno ao país de origem.

Como é calculado o preço? 
O valor dependerá das coberturas contratadas e do período da viagem, uma vez que o seguro é, em geral, calculado por dia.

Quais as principais coberturas oferecidas?
– Assistência funeral
– Indenização no caso de morte
– Indenização no caso de invalidez permanente ou total
– Localização de bagagem extraviada
– Indenização no caso de extravio de bagagem
– Despesas médicas
– Despesas farmacêuticas
– Hospedagem após alta hospitalar
– Remarcação de passagem para regresso antecipado
– Repatriação médica e funerária, que garante o retorno do viajante ao Brasil, em caso de doença, acidente e/ou falecimento