Voltar

FHE apoia missão de paz no Haiti

A Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah), encerrada em 31 de agosto, recebeu o apoio da FHE, que colaborou com a divulgação das atividades desempenhadas por duas unidades do Exército: o Batalhão de Infantaria de Força de Paz (BRABAT) e a Companhia de Engenharia de Força de Paz-Haiti (BRAENGCOY, sigla em inglês). O patrocínio permitiu a publicação de revistas e livros que registraram os principais acontecimentos da missão, permitindo a difusão do importante papel desempenhado por essas organizações militares brasileiras no contexto internacional.

O BRABAT teve papel fundamental na manutenção de um ambiente seguro e estável, realizando ações de ajuda humanitária no país caribenho, entre as quais destacaram-se: patrulha 24 horas por dia, escolta de comboios, segurança de autoridades e controle de distúrbios. Criada em 2005, a BRAENGCOY proveu serviços de engenharia à missão, apoiando a reconstrução do Haiti.

Implementada em 2004, a Minustah teve seu braço militar sob o comando do Brasil, com o objetivo de pôr fim à violência e à instabilidade política local. Ao longo dos 13 anos de operação, 37.500 militares das Forças Armadas brasileiras atuaram no território haitiano.

Confira mais informações sobre a missão nos sites www.eb.mil.br ou www.nacoesunidas.org.